Panning

By Maio 10, 2016 Fotografia No Comments

O que é panning?

Quem já viu aquelas fotos de corridas, onde somente o carro está focado e o fundo parece estar em movimento, e ficou a pensar como é que a foto foi feita? A técnica tem um nome chama-se Panning,  é mais simples do que imagina.

como fazer panning

Panning é a técnica mais usada quando falamos de fotografia em movimento. A ideia básica por trás da técnica é a que o fotógrafo siga o objecto em movimento e ao disparar, no momento certo, o objecto ficará focado e o fundo arrastado, dando a sensação de movimento ao assunto da fotografia.

Como fazer o panning?

  • Posicione-se num local seguro, com uma boa visão da cena;
  • Coloque a câmara no modo de velocidade (modo Tv na Canon e S na Nikon) e seleccione uma velocidade de disparo relativamente lenta, comece com 1/40 e vá experimentando até chegar a velocidade ideal. Qualquer coisa entre 1/8 e 1/60 deve funcionar, mais lento que isso a foto provavelmente ficará tremida, mais rápido e o fundo ficará muito nítido e sem o efeito de movimento.

tutorial panning

  • Quando o objecto se começar a a aproximar, siga-o na mesma velocidade com a câmara, mas não mexa a câmara para cima ou para baixo. Dispare várias vezes, mesmo antes e depois do objecto passe pelo local desejado, e não deixe de seguir desde o começo ao fim para garantir que fica focado. Para facilitar, tente usar um tripé, monopé ou uma lente teleobjectiva.
  • Caso a câmara não consiga focar muito bem o objecto em movimento ou se estiver com dificuldades, tente prever onde o objecto estará no momento da foto e regule o foco manual para focar exactamente naquela área (lembre-se de que não se pode mexer muito após a focagem estar regulada).

Muita paciência e não desista!

Se essa é a primeira vez que esta a praticar a técnica de panning, não desista logo no inicio. Essa é uma técnica relativamente fácil de se aprender mas que leva um pouco de tempo e prática para começar a ter resultados brutais. Um óptimo lugar para praticar é em frente à sua casa com os carros a passar na rua, lembre-se que tem de ter um boa distancia do objecto a ser fotografado, quanto mais longe, mais lentamente terá que acompanhar o objecto.

Tire muitas fotos! Com esta técnica vai perceber que serão poucas as fotografias que vão estar realmente focadas. Isso é normal até para fotógrafos com mais experiência. Algumas vezes deixar o objecto um bocado arrastado aumenta a sensação de movimento na foto.

Mais alguns exemplos de panning:

Como fazer pannning?fotografia em movimentocomo fazer panning

INSCRIÇÕES ABERTAS : CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA SABER MAIS