CURSO DE FOTOGRAFIA (21ª EDIÇÃO) por Hugo Lima

55 HORAS : HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA | TÉCNICA FOTOGRÁFICA | COMPOSIÇÃO | TRATAMENTO DIGITAL DE IMAGEM

PRÓXIMA EDIÇÃO:  21ª EDIÇÃO: 19 de OUTUBRO : INSCRIÇÕES ABERTAS!

- Redes do formador -

- Facebook -

- Instagram -

@hugolimaphoto

- Site -

hugolima.com

OFEREÇA UM CURSO DE FOTOGRAFIA

Realize uma inscrição para a próxima edição do curso com os seus dados e indique-nos os dados do presenteado para personalizar o cheque oferta. Poderá optar pelo método de pronto pagamento ou prestações.

Encontrará informações como o programa, horários, preço e condições e formulário de inscrição percorrendo a página até ao final.

Pode saltar os comentários dos alunos clicando aqui:
Avançar para Horário e Condições

A OPINIÃO DE QUEM JÁ FREQUENTOU

Mais de 80% dos participantes chegam a este curso por recomendação. É para nós a melhor publicidade e recompensa pelo trabalho que realizámos. Mais do que o prazer na partilha de conhecimento, são os resultados que nos motiva e incentiva a percorrer este caminho. Estão disponíveis mais de 350 variados comentários, desde alunos que começaram do “zero” sem conhecimento algum até a aqueles que procuraram aprofundar o conhecimento que já tinham.

Dos comentários curtos até as análises a toda a estrutura do curso, pode ser esclarecedor e motivador conhecer a opinião de quem já realizou o curso.

ACEDER A MAIS DE 350 COMENTÁRIOS

Formulário de pré-inscrição

Terminou com todas as turmas esgotadas a 20ª edição do curso de fotografia. As inscrições para a próxima edição (21ª) a iniciar a 19 de Outubro já se encontram abertas e pode desde já realizar a sua inscrição no formulário abaixo por forma a ser contactado(a) para a sua validação. Recomendamos a inscrição com antecedência por forma a garantir o seu lugar devido à elevada procura deste curso.

Caso pretenda, sem compromisso, ser notificado(a) acerca dos próximos cursos, recomendamos também o preenchimento do formulário abaixo.

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

O seu contacto telefónico

Localidade

Tem algum conhecimento de fotografia?

Qual é a sua preferência de horário?
 Horário Laboral (10h00 - 12h30) Horário Laboral (15h00 - 17h30) Horário Pós-Laboral (19h30 - 22h00)

A 21ª edição do Curso Básico de Fotografia é direccionada a aqueles com pouco ou nenhum conhecimento de Fotografia e com interesse em dominar o seu equipamento e técnica fotográfica mas também para quem já tem uma base e pretende aprofundar conhecimentos. Pretende-se com este curso transmitir aos participantes um conhecimento básico e também aprofundado da técnica e da linguagem fotográfica, visando a obtenção de imagens mais perfeitas e interessantes visualmente.

O curso destina-se a quem está a dar os primeiros passos na fotografia e no universo digital mas também para quem já tem algum conhecimento e o pretende aprofundar e para quem a fotografia não seja apenas um registo de recordações mas igualmente algo que se possa melhorar procurando-se obter fotografias que causem maior satisfação visual.

Serão percorridos aspectos teóricos e práticos como a história da primeira fotografia, uso da câmera e equipamentos, a teoria e a prática intensiva para a manipulação manual e técnica da câmera fotográfica com o objectivo de se atingir o domínio absoluto sobre o equipamento, elementos de linguagem fotográfica como a luz/ regras da composição e do enquadramento, noções básicas de software para a edição e o tratamento digital de imagens.
Para que o conhecimento transmitido seja convenientemente assimilado, haverão aulas práticas em sala com acompanhamento individual – prestado pelo formador e seus assistentes -  e saídas colectivas para fotografar.

Para além dos pequenos exercícios propostos, haverão dois trabalhos práticos a realizar ao longo do curso com análise individual e melhoria até que sejam atingidos os objectivos propostos por forma a ser validada a garantia de resultados que este curso garante.

Acreditamos que todos são capazes, seja qual for o conhecimento, idade, disponibilidade, dificuldade de aprendizagem que tenha e por isso adaptamos o curso ao ritmo de cada um ao prestar maior apoio na fase prática.

O final do curso culmina com uma exposição de fotografia dos alunos no Mercado Ferreira Borges, patente ao longo de um mês e com média mensal de visitas superior a 30mil pessoas.

CONTINUAR

FOTO-DIÁRIO DA 7ª edição do CURSO DE FOTOGRAFIA

PROGRAMA (em extenso):

História | Técnica | Composição| Tratamento Digital de Imagem
Início a partir do zero até ao domínio manual do equipamento. Aprofundamento de conhecimentos após a base se encontrar completa. Direccionado a quem pouco ou nada sabe mas também a quem já tem uma base com algum conhecimento. Aulas teóricas e também práticas e com trabalhos práticos com análise e acompanhamento até que sejam atingidos os objectivos definidos. Dedicação do formador dentro e fora de aula, disponível ao longo da semana e acompanhamento dado não somente durante as aulas como também entre elas por forma a auxiliar na rápida evolução do formando até que sejam atingidos os resultados procurados. Saídas em grupo para fotografar para os exercícios propostos. Os resultados são comprovados [ver acima comentários de quem frequentou o curso]. As saídas e as actividades práticas fomentam também as relações entre os formandos pelo que no final do curso o grupo estará coeso e incentivado a definir actividades extra como passeios, encontros e jantares entre formandos e por vezes com formador que são pontualmente definidas no pós-curso como incentivo à prática.

1º Módulo – História da fotografia: Composto somente por 1 aula. Embora para alguns possa não ser a aula mais “entusiasmante” do curso, é uma aula interessante onde se encontra resposta a algumas questões, por exemplo: de que forma a imagem se transporta para o interior da câmera fotográfica e o registo ocorre. Será um breve resumo com abordagem aos principais acontecimentos históricos ao longo de toda a evolução dos princípios físicos que contribuem para a formação e registo da imagem no interior da câmera escura.

2º Módulo - Técnica da Fotografia: composto por 7 aulas teórico-práticas e práticas, é ao longo deste módulo que o formando irá conhecer e tirar partido das funções do seu equipamento. No final deste módulo o formando será capaz de trabalhar em modo manual e tirar partido das funções fundamentais do equipamento. Através do domínio técnico, conseguirá realizar fotografias tecnicamente correctas.
Sublinha-se o “tecnicamente” pois uma boa fotografia não vive somente de boa técnica. O facto de conseguir dominar o equipamento manualmente e concretizar fotografias bem focadas e bem expostas (sem luz a mais ou a menos), sem fotografias tremidas, desfocadas ou com arrastamentos,  não significa ainda que consiga realizar boas fotografias.

Ao longo deste módulo haverá um trabalho composto por uma série de exercícios que trabalham todas as técnicas abordadas em aula. Através do acompanhamento e análise em aula mas também entre aulas aos exercícios, o aluno irá ultrapassando as dificuldades até atingir o 100% em todos eles. Serve assim este trabalho para garantir que o conhecimento transmitido foi adquirido e com sucesso aplicado através do equipamento.

3º Módulo – Composição: Aprender a “ver”. Composto por 3 aulas teóricas + 2 aulas práticas no exterior.
Após o domínio da técnica, irá iniciar-se uma educação visual onde através das regras e noções de enquadramento e composição mais a estimulação da sensibilidade e da criatividade, ocorrerá uma “transformação do olhar estético”  que resultará em imagens com um propósito compreendido, agradáveis e equilibradas, imagens que conseguem transmitir o que o fotógrafo observou. Se antes, no módulo de técnica, a preocupação seria o registo técnico correcto, agora, a preocupação será toda uma série de questões visuais cuja resposta no seu conjunto resultará numa melhor fotografia. “Menos é mais”, será o principal lema.

Ao longo deste módulo e até ao final do curso haverá um trabalho que resultará num portefólio, um livro fotográfico impresso de imagens do aluno, com uma boa técnica, olhar e também, tratamento digital. Resultado de todo o conhecimento que o curso proporcionou.

4º Módulo – Tratamento Digital: 3 aulas. A par com o trabalho que se iniciou no módulo de composição, surge o último passo. Depois do domínio do equipamento e conhecimento técnico, depois de noções e regras de composição e enquadramento adquiridas, surge a edição digital por forma a que possam ser melhoradas ao nível do enquadramento, exposição, contraste… ou até mesmo para fazer desaparecer algum elemento visual que esteja a criar ruído na composição.

Neste módulo inclui-se organização e método de trabalho para com o arquivo digital. Estruturar e organizar as fotografias antes do processo de edição.

Exposição de fotografia: O final do curso culmina com uma exposição de fotografia dos alunos, no Mercado Ferreira Borges / Hard Club.
Será o último trabalho, já em pós curso, com orientação do formador. Será para muitos o momento mais alto do curso,  ter o prazer de ter publicamente o seu trabalho exposto, com direito a uma inauguração que acolhe uma média de 600 pessoas e a visita, ao longo da sua duração de 1 mês, de mais de 30 mil pessoas.

Mediante disponibilidades e outras circunstâncias, por vezes surgem actividades extra curso, marcadas entre alunos ou formador e alunos, durante e após o curso, que fomenta a prática e o ritmo que o curso proporcionou mantendo a paixão acesa.

Resumo de termos e conteúdos: – Formação da imagem numa câmara escura | Materiais fotossensíveis – o registo da imagem | - Os diferentes tipos de câmera fotográfica. | O funcionamento e uso da câmera: obturador, modos de disparo, sensibilidade, o uso do fotômetro e medições da luz – diversas técnicas exploradas; o sensor, as objectivas (distância focal, diafragma, profundidade de campo, distância física, diversas técnicas de focagem automática e manual) – Composição (Regras da Composição e do Enquadramento. Linhas imaginárias, regras e cuidados no enquadramento, o fundo, os planos desfocados, as linhas imaginárias, diferentes ângulos e perspectivas, o espaço a dar e o espaço a retirar, composição tonal e composição de cores); O arquivo digital: organização e arquivo; Compactação e formatos de arquivos; Biblioteca de Arquivo – Organização e Método, cópias de segurança (backups) ; Tratamento digital de imagens em Adobe Photoshop Lightroom.

HORÁRIO

8ª edição Outubro 2013 | 6 turmas [ESGOTADAS] 9ª edição Abril 2014 | 8 turmas [ESGOTADAS] 10ª edição – 7 de Outubro | 7 turmas [ESGOTADAS] 11ª edição – 13 de ABRIL | 7 turmas[ESGOTADAS] |
12ª edição – 12 de Outubro | 6 turmas [ESGOTADO] 13ª edição – 4 de Abril 2016 | 6 turmas [ESGOTADO] 14ª edição - Outubro 2016 | 6 turmas [ESGOTADO]  | 15ª edição Abril 2017 | 6 turmas [ESGOTADO] | 16ª edição Outubro 2017 | 6 turmas [ESGOTADO] ª edição Abril 2018 | 6 turmas [ESGOTADO] | 18ª edição Outubro 2018 | 5 turmas [ESGOTADO]


21ª edição - 19 de OUTUBRO | 6 turmas [INSCRIÇÕES ABERTAS]

A formação decorre durante a semana no horário que escolher. Uma aula semanal de 2h30. Haverão 3 actividades que irão acontecer ao fim de semana – poderá optar por uma manhã ou tarde de um Sábado ou de um Domingo.

Exemplo: se participar na turma de Terça-feira, terá, para além de 1 aula semanal de 2h30, 3 aulas com a duração de 5h00 que irão acontecer em fim de semana. Poderá optar por realizar essas aulas em uma manhã ou tarde de Sábado ou Domingo. Essas 3 actividades irão ocorrer na 2ª metade do curso e as datas serão adiantadas na 1ª aula do curso.

SEGUNDASTERÇASQUARTAS
10h00-12h30Turma 3Turma 6
15h00-17h30Turma 1Turma 4Turma 7
19h30-22h00Turma 2Turma 5Turma 8

Ao horário semanal acresce 3 manhãs ou tardes de Sábado ou Domingo consoante a disponibilidade do formando

3x MANHÃS ou TARDES em SÁBADO ou DOMINGO
3 manhãs ou 3 tardes (na 2ª metade do curso)9h00-13h30 ou 14h30-19h00

Horário flexível: Se por algum motivo faltar à sua aula, poderá assistir a essa mesma aula com uma outra turma em outro horário. [Opção condicionada ao nr. limite de alunos por turma]
Caso esteja ausente durante toda a semana, será apresentada solução para que o aluno não fique prejudicado. Poderá participar em directo via online ou assistir mais tarde a aula que poderá a pedido ser gravada.

Caso nenhum dos horários acima mencionados lhe seja favorável, por favor preencher o formulário abaixo por forma a dar lugar à criação de uma nova turma com o horário de maior compatibilidade aos pré-inscritos.

CARGA HORÁRIA: 55 Horas (3 meses  _ 1 aula semanal com a duração de 2h30 + 3 manhãs ou tardes de Sábado ou Domingo na 2ª metade do Curso)

CONDIÇÕES

PRONTO PAGAMENTOMATERIAL INCLUÍDO

320*

*Turmas em horário LABORAL - Promoção 10% de desconto (5,80€/hora) | Turmas em horário PÓS-LABORAL = 355€ (6,45€/hora)
  • HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
  • TÉCNICA FOTOGRÁFICA
  • COMPOSIÇÃO
  • TRATAMENTO DIGITAL DE IMAGEM
INSCREVER AGORA!

PRESTAÇÕESPOSSIBILIDADE DE PAGAMENTO EM 4 PRESTAÇÕES

90*

*4 prestações promoção 10% desconto para o horário laboral | Horário pós-laboral: 4 prestações x 99€
  • 1ª prestação no acto de inscrição
  • 2ª prestação no início do curso
  • 3ª prestação 1 mês após início do curso
  • 4ª prestação 2 meses após início do curso
INSCREVER AGORA!

CONDIÇÕES DE REEMBOLSO

Se por algum motivo desistir da sua participação no curso, será reembolsado(a) do valor pago em 100% no caso de pré-aviso com 15 dias antes da data da realização do curso.

A inscrição pode ser feita presencialmente ou à distância e só ocupa a vaga após boa recepção dos devidos valores, pronto-pagamento ou 1ª prestação.

Devido à grande procura, não podemos garantir reservas.

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO: Uma camera fotográfica analógica ou digital (preferencialmente). Podendo utilizar-se desde uma camera mais comum de qualquer género ou modelo, embora seja recomendável uma compacta ou reflex com obturador e diafragma reguláveis (ver manual da camera ou consultar o formador).

Formulário de pré-inscrição

Terminou com 6 turmas esgotadas a 20ª edição do curso de fotografia. As inscrições para a próxima edição (21ª) a iniciar a 19 de Outubro já se encontram abertas e pode desde já realizar a sua inscrição no formulário abaixo por forma a ser contactado(a) para a sua validação. Recomendamos a inscrição com antecedência por forma a garantir o seu lugar. Devido à elevada procura deste curso as turmas mais desejadas esgotam com alguma antecedência dando origem a uma extensa lista de espera.

Caso pretenda, sem compromisso, ser notificado(a) acerca dos próximos cursos, recomendamos também o preenchimento do formulário abaixo.

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

O seu contacto telefónico

Localidade

Tem algum conhecimento de fotografia?

Qual é a sua preferência de horário?
 Horário Laboral (10h00 - 12h30) Horário Laboral (15h00 - 17h30) Horário Pós-Laboral (19h30 - 22h00)

Sobre o formador:

HUGO LIMA

Fotógrafo,  formador de fotografia e líder de expedições fotográficas em Marrakesh e Índia.

É a fotografia que se revela como a sua manifestação criativa, dividindo-se em três principais áreas: fotografia como arte visual, formação e viagens.  

Reúne trabalho de fotografia em diversas áreas com destaque no universo musical, onde conta com um portfólio de milhares de espetáculos, e ainda no mundo da fotografia de viagem. É responsável pelo projecto ESTUDIO151, onde já inspirou e formou mais de 2000 pessoas através do seu curso de fotografia. Lidera grupos em viagens à Índia e Marrocos, com a intenção de partilhar não só os “seus” lugares, bem como as famílias com quem criou laços ao mesmo tempo que partilha a sua experiência na fotografia proporcionando melhores registos fotográficos de viagem aos participantes. 

Profissional desde 2004, acumula vários projetos com destaque para o festival Paredes de Coura, desde 2005, e Primavera Sound, desde 2012, onde actua como fotógrafo oficial. 

Tem trabalho publicado em diversos órgãos de comunicação e álbuns musicais de bandas como Blasted Mechanism, Terrakota, Perfume, MU.  

Em 2007, é honrado ao receber a nomeação de “Jovem Artista do concelho“ pelo Município da Trofa de onde é natural. 

Em 2014 é lançado o livro “Paredes de Coura – O festival pelo olhar de Hugo Lima 2005-2014” e participa, em 2015, num livro colectivo sobre os 22 anos do mesmo festival. 

A 31 de Dezembro de 2008 parte para a Índia, iniciando uma série de viagens de longa duração que realiza desde então e um novo desafio à sua carreira. Concretizando o impulso de entrar no maravilhoso mundo de quem fotografa em viagem, aventura-se na descoberta da maior diversidade de povos e lugares que preenchem este país.

Com a aproximação às comunidades por onde foi passando, inicia o desenvolvimento de diversos projetos sociais. Estes ganham maior dimensão a partir de 2015, quando a partir do trabalho a liderar grupos na Índia e Marrocos, conseguiu criar fonte de financiamento para os seus projectos humanitários.

Em 2020 e como resultado da experiência na acção humanitária, cria o seu projecto de causas: “Projecto RAJURI”.

www.hugolima.com | hugofrlima@gmail.com
+351917870756