História | Técnica | Composição| Tratamento Digital de Imagem
Início a partir do zero até ao domínio manual do equipamento. Aprofundamento de conhecimentos após a base se encontrar completa. Direccionado a quem pouco ou nada sabe mas também a quem já tem uma base com algum conhecimento. Aulas teóricas e também práticas e com trabalhos práticos com análise e acompanhamento até que sejam atingidos os objectivos definidos. Dedicação do formador dentro e fora de aula, disponível ao longo da semana e acompanhamento dado não somente durante as aulas como também entre elas por forma a auxiliar na rápida evolução do formando até que sejam atingidos os resultados procurados. Saídas em grupo para fotografar para os exercícios propostos. Os resultados são comprovados [ver acima comentários de quem frequentou o curso]. As saídas e as actividades práticas fomentam também as relações entre os formandos pelo que no final do curso o grupo estará coeso e incentivado a definir actividades extra como passeios, encontros e jantares entre formandos e por vezes com formador que são pontualmente definidas no pós-curso como incentivo à prática.
1º Módulo – História da fotografia: Composto somente por 1 aula. Embora para alguns possa não ser a aula mais “entusiasmante” do curso, é uma aula interessante onde se encontra resposta a algumas questões, por exemplo: de que forma a imagem se transporta para o interior da câmera fotográfica e o registo ocorre. Será um breve resumo com abordagem aos principais acontecimentos históricos ao longo de toda a evolução dos princípios físicos que contribuem para a formação e registo da imagem no interior da câmera escura.
2º Módulo - Técnica da Fotografia: composto por 7 aulas teórico-práticas e práticas, é ao longo deste módulo que o formando irá conhecer e tirar partido das funções do seu equipamento. No final deste módulo o formando será capaz de trabalhar em modo manual e tirar partido das funções fundamentais do equipamento. Através do domínio técnico, conseguirá realizar fotografias tecnicamente correctas.
Sublinha-se o “tecnicamente” pois uma boa fotografia não vive somente de boa técnica. O facto de conseguir dominar o equipamento manualmente e concretizar fotografias bem focadas e bem expostas (sem luz a mais ou a menos), sem fotografias tremidas, desfocadas ou com arrastamentos, não significa ainda que consiga realizar boas fotografias.
Ao longo deste módulo haverá um trabalho composto por uma série de exercícios que trabalham todas as técnicas abordadas em aula. Através do acompanhamento e análise em aula mas também entre aulas aos exercícios, o aluno irá ultrapassando as dificuldades até atingir o 100% em todos eles. Serve assim este trabalho para garantir que o conhecimento transmitido foi adquirido e com sucesso aplicado através do equipamento.
3º Módulo – Composição: Aprender a “ver”. Composto por 3 aulas teóricas + 2 aulas práticas no exterior.
Após o domínio da técnica, irá iniciar-se uma educação visual onde através das regras e noções de enquadramento e composição mais a estimulação da sensibilidade e da criatividade, ocorrerá uma “transformação do olhar estético” que resultará em imagens com um propósito compreendido, agradáveis e equilibradas, imagens que conseguem transmitir o que o fotógrafo observou. Se antes, no módulo de técnica, a preocupação seria o registo técnico correcto, agora, a preocupação será toda uma série de questões visuais cuja resposta no seu conjunto resultará numa melhor fotografia. “Menos é mais”, será o principal lema.
Ao longo deste módulo e até ao final do curso haverá um trabalho que resultará num portefólio, um livro fotográfico impresso de imagens do aluno, com uma boa técnica, olhar e também, tratamento digital. Resultado de todo o conhecimento que o curso proporcionou.
4º Módulo – Tratamento Digital: 3 aulas. A par com o trabalho que se iniciou no módulo de composição, surge o último passo. Depois do domínio do equipamento e conhecimento técnico, depois de noções e regras de composição e enquadramento adquiridas, surge a edição digital por forma a que possam ser melhoradas ao nível do enquadramento, exposição, contraste… ou até mesmo para fazer desaparecer algum elemento visual que esteja a criar ruído na composição.
Neste módulo inclui-se organização e método de trabalho para com o arquivo digital. Estruturar e organizar as fotografias antes do processo de edição.
Exposição de fotografia: O final do curso culmina com uma exposição de fotografia dos alunos, no Mercado Ferreira Borges / Hard Club.
Será o último trabalho, já em pós curso, com orientação do formador. Será para muitos o momento mais alto do curso, ter o prazer de ter publicamente o seu trabalho exposto, com direito a uma inauguração que acolhe uma média de 600 pessoas e a visita, ao longo da sua duração de 1 mês, de mais de 30 mil pessoas.
Mediante disponibilidades e outras circunstâncias, por vezes surgem actividades extra curso, marcadas entre alunos ou formador e alunos, durante e após o curso, que fomenta a prática e o ritmo que o curso proporcionou mantendo a paixão acesa.
Resumo de termos e conteúdos: – Formação da imagem numa câmara escura | Materiais fotossensíveis – o registo da imagem | - Os diferentes tipos de câmera fotográfica. | O funcionamento e uso da câmera: obturador, modos de disparo, sensibilidade, o uso do fotômetro e medições da luz – diversas técnicas exploradas; o sensor, as objectivas (distância focal, diafragma, profundidade de campo, distância física, diversas técnicas de focagem automática e manual) – Composição (Regras da Composição e do Enquadramento. Linhas imaginárias, regras e cuidados no enquadramento, o fundo, os planos desfocados, as linhas imaginárias, diferentes ângulos e perspectivas, o espaço a dar e o espaço a retirar, composição tonal e composição de cores); O arquivo digital: organização e arquivo; Compactação e formatos de arquivos; Biblioteca de Arquivo – Organização e Método, cópias de segurança (backups) ; Tratamento digital de imagens em Adobe Photoshop Lightroom.